CRP-23 participa de Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Fiscalização

2020-06-05-CFP-realiza-encontro-nacional-das-Comissões-de-Orientação-e-Fiscalização-768x954

No dia 04 de junho o CFP, através da Secretaria de Orientação e Ética (SOE), realizou o Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs). O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins representado pela presidenta da COF, conselheira Anita Coelho dos Santos Teixeira (CRP 23/282), participou do encontro que este ano aconteceu virtualmente em função da pandemia da COVID-19.

O encontro das COFs 2020 abordou as seguintes pautas: estágios em Psicologia, fiscalização remota, cadastro E-Psi e elaboração de documentos online.

Sobre os estágios em Psicologia no período da pandemia, foi comunicado que será emitida em breve uma carta, em formato de resolução, aos serviços escola. Além disso, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) criou um grupo para deliberações acerca das questões relacionadas aos estágios no atual cenário.

Durante o encontro, as comissões regionais também encaminharam algumas questões sobre a fiscalização remota e outras de ordem técnica para os cadastros E-psi no período da pandemia.

Na ocasião a presidente do CFP, conselheira Ana Sandra Fernandes, reforçou a necessidade de revisar a Resolução CFP Nº 011/2018, que regulamenta a  prestação  de  serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação.

“Todo esse processo imposto pela pandemia trouxe mudanças, que, fatalmente, precisarão reorganizar ainda mais o nosso trabalho. Entendemos que a Resolução CFP Nº 011/2018 necessita de modificações, diante dessa nova imposição. E assim o faremos e contaremos com as comissões de COE e COF para nos ajudarem nesta tarefa”, explicou.

As COFs dos Conselhos Regionais de Psicologia são responsáveis pela orientação, instauração de processos e apuração de faltas éticas. Os encontros das comissões objetivam a troca de experiências e avanços na compreensão mais adequada das legislações existentes sobre a prática profissional. Esses encontros não são deliberativos, mas sim orientativos para os trabalhos das comissões regionais. 

 

(com informações do Conselho Federal de Psicologia)

Comente via Facebook

Comentário(s)