CRP-23 lança nota orientativa pela proteção de crianças, adolescentes e mulheres no contexto da pandemia

nota orientativa mulheres

Considerando o atual cenário de pandemia, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins publicou na última segunda-feira, 30 de março, uma nota orientativa às(aos) psicólogas(os) com recomendações sobre a proteção de crianças, adolescentes e mulheres no contexto de transmissão comunitária do coronavírus (COVID-19).

A nota orientativa apreciada e aprovada pela diretoria do CRP-23 considera, dentre outros argumentos, a prioridade dos direitos e proteção integral às crianças e adolescentes, prevista no artigo 227 da Constituição Federal, e o aumento de violências domésticas e de ciberviolências, em especial às adolescentes e mulheres, em período de pandemia.

O Conselho espera que a nota orientativa ajude psicólogas e psicólogos a atuarem pela promoção da proteção de crianças, adolescentes e mulheres no seu exercício profissional recomendando que as(os) profissionais de psicologia inseridos em diversos campos de atuação possam se atentar às seguintes necessidades:

  • Garantir que as mensagens de saúde pública sejam direcionadas adequadamente às mulheres, crianças e adolescentes com linguagem acessível.
  • Fornecer orientação às crianças, adolescentes e mulheres a respeito do acesso a apoio e equipamentos de proteção individual para mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, situações de violência em diversos contextos, prestadores de cuidados de saúde, estratégias de mitigação.
  • Sensibilizar os serviços da rede de proteção para que elaborem estratégias para o acesso à canais de denúncias, neste período, tais como: SMS, WhatsApp.
  • Realizar as notificações das ocorrências de situações de violências;
  • Viabilizar acolhimento psicológico às pessoas em situação de violência, preferencialmente online.
  • Garantir a disponibilidade de dados desagregados por sexo, incluindo taxas diferentes de infecção, impactos econômicos diferenciais, carga de atendimento diferenciado e incidência de violência doméstica e sexual.
  • Priorizar os serviços de prevenção e resposta à violência de gênero e geração nas comunidades afetadas pela COVID-19.

Clique aqui e confira o texto da Nota Orientativa na íntegra.

Mais Informações

Atento ao bem-estar da categoria e de toda a população, o CRP-23 adotou uma série de medidas de prevenção e de orientações às(aos) psicólogas(os) diante da situação de pandemia provocada pelo novo coronavírus, confira:

CRP-23 aprova medidas de atenção diante da pandemia do COVID-19

Plenário do CRP-23 aprova recomendações sobre atenção psicossocial e saúde mental no contexto da pandemia

CRP-23 suspende atendimentos presenciais como medida progressiva de prevenção ao contágio do COVID-19 em Palmas

Coronavírus: Comunicado sobre atendimento on-line

Presidente do CRP-23 se reúne com coordenadoras dos serviços de Psicologia dos maiores hospitais públicos do Estado

CRP-23 lança nota orientativa às(aos) psicólogas(os) que atuam na assistência hospitalar no contexto de transmissão do coronavírus

CRP-23 publica portaria que estabelece medidas temporárias quanto ao atendimento psicológico on-line

CRP-23 oficia secretarias municipal e estadual de saúde pela suspenção das atividades presenciais para psicólogas(os)

Conselhos Regionais de profissionais da saúde no Tocantins encaminham ofício conjunto à gestores públicos solicitando reunião para tratar sobre pandemia

CRP-23 determina isenção de juros e multas sobre anuidade 2020 pelo período de 3 meses

CRP-23 assina Nota Técnica pela proteção dos trabalhadores e usuários dos serviços socioassistenciais no Tocantins

 

Comente via Facebook

Comentário(s)