Na manhã da última quinta-feira, 21 de janeiro, recebemos a feliz notícia sobre a primeira profissional da Psicologia a ser vacinada contra a COVID-19 no Tocantins. A psicóloga Emilia Vieira da Silva Santos (CRP 23/584), de 57 anos, está entre os quatro primeiros profissionais de saúde a receberem a vacina em Gurupi, terceiro maior município do estado. Ela é servidora pública da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES /TO) há 32 anos e tem atuado na linha de frente de combate à COVID-19 no Hospital Regional de Gurupi desde março de 2020. Confira a seguir a entrevista concedida ao CRP-23:
CRP23: Qual a sensação de ser a primeira profissional de Psicologia a receber a vacina contra a COVID-19 no Tocantins e de estar entre os quatro primeiros profissionais da saúde vacinados na terceira maior cidade do Estado?
EMILIA: O sentimento é GRATIDÃO. Gratidão primeiro a Deus, aos governantes que se empenharam para nos proporcionar um momento tão importante como este. Agradecida a nossa prefeita Josy Nunes, ao nosso Estado o qual represento pelo HRG, aos profissionais que desempenham suas funções com esmero, aos pacientes e familiares que lutam pela vida.
CRP23: Como profissional da Psicologia na linha de frente de combate à COVID-19, como você descreve a importância do cuidado em saúde mental no cenário de pandemia?
EMILIA: Considero de suma e fundamental importância, pois o cenário é devastador e a dor psíquica emerge como explosão de sensações negativas.
CRP23: Qual o impacto da vacina contra a COVID-19 para a saúde mental da população?
EMILIA: Pessoas são nutridas de informações de descrédito da vacina. Sabemos que a prevenção é necessária para assim acontecer realmente a diminuição do vírus e permitir vida plena às pessoas. É preocupante o futuro da humanidade com esse cenário de pressão psicológica atual.
CRP23: Qual a sua expectativa diante desse início de imunização contra a COVID-19?
EMILIA: Expectativa de dias melhores, por ser um grande sinal para alimentar nossa esperança para o fim da pandemia, bem como do arsenal de medo e insegurança. Muita esperança de dias melhores!
O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins reforça a necessidade de que os profissionais da saúde, assim como toda a população, estejam dispostos a serem imunizados logo que tiverem acesso à vacina contra a COVID-19. Lembrando que garantir a vacina é dever do Estado, mas todos devem estar cientes de que recebê-la é a única maneira eficaz para proteger a si, aos outros e as futuras gerações.