CRP-23 encaminha ofício ao secretário de saúde solicitando informações sobre indenização de combate à COVID-19 para profissionais da psicologia

card oficio lei

Através de oficio encaminhado ao secretário de saúde do estado do Tocantins, Luiz Edgar Leão Tolini, no dia 30 de julho do corrente ano, o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) solicitou informações sobre a indenização extraordinária de combate à COVID-19, prevista na Lei Estadual nº 3.705/2020.

Segundo os dispositivos da Lei nº 3.705/2020, a indenização é de caráter temporário e estará em vigor durante o estado de calamidade pública decretado no Tocantins. O texto da referida lei não contempla os profissionais da psicologia enquanto categoria que faz jus à compensação.

No ofício encaminhado ao secretário de saúde, o CRP-23 lembra que psicólogas e psicólogos tem trabalhado no atendimento de pacientes e familiares suspeitos ou com COVID-19 e no suporte a demais profissionais de saúde que atuam no contexto da pandemia.

O Conselho reitera ainda que além do atendimento psicológico beira leito ao paciente, os profissionais da psicologia se reinventaram para fornecer atendimentos on-line a familiares e para proporcionar visitas virtuais. Destacando também que as equipes de psicologia têm sido participantes na produção de protocolos e materiais orientativos e atuado em sintonia com as diretrizes das autoridades sanitárias.

Comente via Facebook

Comentário(s)