CRP-23 e DETRAN se reúnem em encontro de parceira e orientação técnica

DETRAN

Na última quarta-feira, 12/04, a Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Urbana do Conselho Regional de Psicologia – 23ª Região (CRP-23) esteve reunida com o Departamento de Trânsito do Tocantins (DETRAN-TO) para tratar de questões técnicas e de legislação e alinhar assuntos como a realização da fiscalização conjunta nas clínicas de Psicologia credenciadas.

Durante a reunião que aconteceu na sede do DETRAN em Palmas, a Comissão abordou a necessidade de que os psicólogos peritos examinadores credenciados no DETRAN façam uso do prazo estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) n° 425 para a devolutiva dos resultados dos exames a fim de que possam realizar a avaliação e elaboração de laudo, conforme o disposto na normativa. No encontro, o CRP-23 também buscou parceria com o DETRAN para a realização de Curso de Atualização para os psicólogos Peritos Examinadores credenciados junto ao DETRAN e buscou ainda fornecer demais informações técnicas com o intuito de colaborar com o DETRAN no momento em que se discute a implantação de sistema de monitoramento nas Clínicas de Trânsito.

A parceira para a realização da fiscalização conjunta entre as instituições nas clínicas credenciadas também foi assunto tratado, conforme disposto na Resolução CONTRAN n°425 que dispõe sobre o exame de aptidão física e mental, a avaliação psicológica e o credenciamento das entidades públicas e privadas de que tratam o art. 147 e o art. 148 do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo a presidente da Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Urbana do CRP-23, Miriam Cristina Becker, a parceria e o diálogo entre o Conselho e o DETRAN tem permitido avanços e conquistas para a categoria. De acordo com a presidente, a comissão “tem buscado fazer gestão junto ao DETRAN Tocantins para a solução de problemáticas presentes no contexto de atuação dos psicólogos peritos examinadores credenciados, garantindo assim a autonomia dos mesmos, bem como a realização de um trabalho que atenda aos princípios éticos e técnicos conforme preconizado pelas normativas do Conselho Federal de Psicologia”, comenta.

Participaram da reunião a vice-presidente da Comissão Especial de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Urbana do CRP-23 Maria de Fátima Pontes Correa, o vice-presidente do CRP-23 Gilberto Ribeiro Cardoso, a secretária do CRP-23 Muriel Corrêa Neves Rodrigues e a analista de fiscalização do CRP-23 Lais Karolinny Almeida Amaral. Representando o DETRAN-TO, participara o vice -presidente do DETRAN Cel PM Luiz Carlos de Oliveira Peixoto e o assessor técnico e de planejamento Cel PM João Bento Santos Barbosa.

Comente via Facebook

Comentário(s)