
Após fiscalização realizada pelos Conselhos de Psicologia e de Serviço Social do Estado do Tocantins (CRP-23 e CRESS-TO) nas unidades Socioeducativas de Palmas, representantes das duas entidades foram recebidos, no dia 24 de setembro do corrente ano, pelo secretário executivo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Geraldo Cabral, a fim de tratarem sobre as precariedades identificadas na estrutura de atendimento e segurança de psicólogas(os) e assistentes sociais que atuam nesses locais.
Durante a reunião o CRP-23 esteve representado pelo conselheiro vice-presidente, Arivandre Araújo Guimarães Tavares (CRP 23/466). Além dos Conselhos de Psicologia e Serviço Social do Tocantins também estiveram presentes gestores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e do Centro de Internação Provisória (Ceip) de Palmas.
Na ocasião, a Seciju ouviu o relato da fiscalização e as orientações dos respectivos Conselhos e se disponibilizou a organizar as demandas e pensar processos de intervenção que garantam a segurança das(os) profissionais sem ferir a ética e a técnica indispensáveis para o desempenho da função. A secretaria propôs ainda uma parceria para o oferecimento de melhorias na estrutura de atendimento de psicólogos e assistentes sociais que atuam nas Unidades Socioeducativas de Palmas.
Geraldo Cabral, secretário executivo da Seciju, ressaltou a responsabilidade da gestão em oferecer condições de trabalho aos profissionais. Em nome da pasta, o secretário também se comprometeu a informar aos Conselhos sobre as providencias que serão tomadas em atendimento às orientações.
A adoção de modelo de fiscalização telepresencial e a capacitação dos profissionais especialistas que atuam no sistema socioeducativo com técnicas de segurança e defesa pessoal foram algumas das estratégias sugeridas durante a reunião.