O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins – CRP-23, unido a outros conselhos profissionais do Estado, convida a categoria para aderir à campanha ‘Imposto de Renda Solidário’ direcionando parte do valor do IR de 2021 para instituições que atendem crianças, adolescentes e idosos em todo o território nacional.
Às pessoas físicas é permitido que doem até 3% do valor devido com a opção de direcionar a doação para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI) sem qualquer interferência em outras deduções da declaração e sem custos adicionais para o contribuinte que optar por fazê-la.
Para fazer essa destinação de parte do valor do IR, o contribuinte deve fazer a declaração no modelo completo seguindo o passo-a-passo:
1 – podem doar as pessoas que têm imposto devido na sua declaração e que optam pelo formulário completo;
2- selecione o item ‘Doações Diretamente da Declaração – ECA ou Idoso’;
3 – clique no botão ‘Novo’ e selecione a opção com o número do CNPJ do fundo para o qual deseja doar;
4 – escolha a quantia que será doada – o valor disponível já é calculado pelo programa do IR;
5 – fique atenta(o) para impressão de dois Darf´s (Documento de Arrecadação da Receita Federal) um referente ao pagamento do IR devido e outro referente à doação.
A seguir estão as informações jurídicas do FIA e FUMDIPI correspondentes ao município de Palmas, mas a(o) contribuinte que residir em outras cidades e desejar beneficiar as instituições do próprio município deve buscar os dados com a gestão local para direcionar a doação.
FIA-Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Palmas)
CNPJ: 17.796.090/0001-71
Conta Corrente: nº 60.334-1
Agência: nº 3615-3
Banco do Brasil
Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas/TO-FUMDIPI (Palmas)
CNPJ: 29.536.189/0001-13
Conta Corrente: nº 60.360-0
Agência: nº 3615-3
Banco do Brasil
A declaração de Imposto de Renda de 2021 pode ser entregue até as 23:59 do dia 30 de abril. Participe da campanha ‘Imposto de Renda Solidário’ e ajude milhares de crianças e adolescentes ou idosos que estão em condições de vulnerabilidade agora ainda mais intensificadas pela situação de pandemia.
(com informações da Secom/Palmas)