Comissão de Gerontopsicologia realiza atividade no Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

 

 

WhatsApp Image 2018-06-15 at 16.59.01

A Comissão Especial de Gerontopsicologia do CRP-23 participou, na manhã desta sexta-feira (15), da programação em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa realizada no Parque Municipal da Pessoa Idosa, em Palmas.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas no local, a Comissão Especial do CRP-23 realizou um trabalho de divulgação e orientação quanto aos benefícios da psicoterapia para a pessoa idosa. No espaço montado pelas psicólogas membras da Comissão de Gerontopsicologia, foram distribuídos folders explicando o que é a psicoterapia e como se dá o procedimento de avaliação psicológica, além de haver música ao vivo executada e interpretada por idosos.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que entre 2012 e 2016, a população idosa (com 60 anos ou mais) cresceu 16,0%, chegando a 29,6 milhões de pessoas. Hoje a média de expectativa de vida da população brasileira é de mais de 75 anos e estima-se que até 2060 a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas.

Diante do crescente envelhecimento populacional no mundo, a membra da Comissão Especial de Gerontopsicologia e conselheira titular do CRP-23, Nara Wanda Zamora, lembra o quanto é importante destacar os efeitos positivos da psicoterapia para a melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas. Nara Wanda também destaca a necessidade de capacitação dos profissionais da Psicologia para atender as demandas por bem estar mental e social dessa população.

Outros serviços como confecção do cartão de acesso ao estacionamento de vaga especial, atendimento prestado pelo INSS, e mesas redondas com profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) e Secretaria Municipal de Saúde foram oferecidos durante a programação. Os idosos participaram também de uma blitz educativa na faixa de pedestre da Avenida NS-01, ao lado do Parque da Pessoa Idosa, com os agentes de trânsito da capital. 

O Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

 

Comente via Facebook

Comentário(s)