Atendimento psicológico nas escolas de Araguaína agora é Lei

agora é lei4

O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) comemora a promulgação da Lei 3122/2019, que estabelece o atendimento e acompanhamento psicológico nas escolas municipais de Araguaína-TO. A lei de autoria do vereador Professor Delan foi promulgada no dia 13 de dezembro de 2019 e aguarda implementação do poder executivo para começar a ser exercida na prática.

Sabendo que a psicologia no contexto escolar pode colaborar com a construção de estratégias eficazes para o processo de aprendizagem e inclusão social, o CRP-23 esteve fortemente mobilizado com a categoria e estudantes de Psicologia, dialogando com os parlamentares e ocupando as sessões na Câmara Municipal, para que este projeto fosse acolhido.

No âmbito da gestão, o atendimento e acompanhamento psicológicos nas escolas também poderão contribuir com a formação dos docentes devido às problemáticas enfrentadas no cotidiano e propiciar autonomia aos professores no processo educacional.

O atendimento e acompanhamento psicológicos de que trata a Lei 3122/2019 só poderão ser realizados por profissionais habilitados com formação e/ou especialidades em Psicologia.

Questões quanto ao número de profissionais, forma de prestação de serviço, remuneração, dentre outras, ainda serão definidas pelo poder executivo antes que a Lei seja implementada.

CRP-23 cria GT Psicologia na Escola

Diante das crescentes demandas por profissionais de psicologia nas escolas e aproveitando que o assunto está em voga em âmbito nacional, o CRP-23 criou um Grupo de Trabalho para fazer o levantamento dos municípios do Tocantins que tem como projeto de lei a inclusão de psicólogas(os) nas escolas com o objetivo de fomentar novos projetos municipais e estadual e suas implementações.

O GT Psicologia na Escola do CRP-23 é composto pelas conselheiras Mariana Miranda Borges (CRP 23/784), Isabel Cristina Izzo (CRP 23/966), Tania Maria Lago (CRP 23/086), pelo conselheiro Ricardo Furtado de Oliveira (CRP 23/542), e pela psicóloga Eliene de Sousa Dias (CRP 23/1411).

Matérias Relacionadas:

PL sobre atendimento psicológico nas escolas municipais de Araguaína é aprovado com unanimidade na Câmara de Vereadores

CRP-23 entrevista vereador autor do PL que prevê atendimento psicológico nas escolas de Araguaína

Conselho Regional de Psicologia do Tocantins repudia veto ao PL que previa atendimento psicológico na rede municipal de ensino de Araguaína

Mobilização da categoria: Câmara Municipal de Araguaína vota por Psicólogas(os) na educação básica

 

Comente via Facebook

Comentário(s)