27 de Agosto – Dia Nacional da Psicóloga e do Psicólogo

27 de agosto dia da psicóloga

O Conselho Regional de Psicologia se instalou no Tocantins no ano de 2013, no entanto a profissão já fazia história neste território. Há registros da seção de base do regional em 1999 e com a intensificação das atividades políticas no ano de 2009. Ressalta-se a abertura do primeiro curso de formação em Psicologia no período de 2002. A homenageada deste Agosto da Psicologia esteve presente e atuante nos citados marcos históricos.

Nara Wanda Zamora Hernandez foi docente no Centro Universitário Luterano de Palmas desde a criação do curso de psicologia e pôde fortalecer um ensino com características latino-americanas; reafirmar a importância da memória de um povo; evidenciar a necessidade de reconhecer o processo sócio-histórico como aspectos intervenientes na formação da consciência e ação. Desta maneira, esta psicóloga viabilizou a escrita da história da psicologia tocantinense e a valorização das subjetividades construídas neste território.

No ano em que a psicologia comemora 58 anos e o país enfrenta uma crise sanitária, o CRP 23 convida as(os) profissionais a revisitarem nossa história e os ensinamentos aprendidos com os colegas de profissão que fizeram a psicologia ser reconhecida neste território, com a finalidade de resgatar o fortalecimentos dos sentidos referentes ao  fazer PSI no Tocantins; e convoca os profissionais revigorados em suas ancestralidades a recriar e renovar o cuidado em saúde mental.

Por fim, o CRP-23 parabeniza as(os) psicólogas(os) que efetivam o acesso ao cuidado de todas as pessoas, reconhecem e respeitam as pluralidades e garantem a eticidade da profissão na facilitação da liberdade dos sujeitos. Sigamos em frente no processo continuo de construção da Psicologia Tocantinense.

 

 

Comente via Facebook

Comentário(s)