1º Encontro Norte da ABRAPAS fortalece a Psicologia Social

DSC_0510

 

As atividades do 1º Encontro Norte da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social foram finalizadas no último sábado (3). O evento, organizado pela Comissão Especial de Psicologia na Política de Assistência Social (CEPPAS) do CRP-23, aconteceu durante os dias 02 e 03 de junho no mini teatro do CEULP/ULBRA em Palmas e contou com a participação de profissionais da psicologia e de outras áreas atuantes na política de Assistência Social.

Convidada para mediar a roda de conversa sobre o papel do psicólogo no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a atual presidente da ABRAPAS e diretora de Proteção Básica Social na prefeitura de Florianópolis-SC, Maria Cláudia Goulart, defendeu a contribuição dos psicólogos na gestão, operacionalização e concessão de benefícios, destacando que esta seria uma medida para a plena interdisciplinaridade.

A presidente da ABRAPAS destacou a importância da realização do encontro que, segundo ela, apresenta como resultado o fortalecimento da categoria e a visibilidade para as potencialidades do psicólogo na política de Assistência Social.

O último momento do encontro aconteceu com o seminário intitulado ‘O trabalho multidisciplinar e intersetorial no SUAS’, através da contribuição de profissionais da psicologia, assistência social, pedagogia e sociologia. Rosemeire Santos, doutora em serviço social, enfatizou a importância da integralidade de todos os autores: “Todos os profissionais que compõe a política de assistência são importantes, respeitando o campo de atuação de cada um”.

A psicóloga Isabel Etges, participante do encontro, parabenizou a CEPPAS e o CRP-23 pela organização do evento e cobrou a participação das secretarias de assistência social. “O encontro foi muito bem organizado, os organizadores foram muito felizes na escolha dos palestrantes, mas espero que nos próximos as secretarias de assistência social também contribuam, considerando que a política de assistência social é pública e está, de certa forma, subordinada à estas pastas”.

O Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23) agradece a presença de todos participantes do 1º ENABRAPAS e espera que o encontro tenha contribuído de maneira positiva para a capacitação e empoderamento dos profissionais atuantes na política de Assistência Social.

 

Comente via Facebook

Comentário(s)