05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

dia mundial do meio ambiente

Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1972, o dia 05 de junho é lembrado mundialmente como o Dia do Meio Ambiente. A data marca a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o tema, realizada naquele ano em Estocolmo, tendo como resultado a Declaração sobre o Meio Ambiente e a criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), orientados pela proteção da natureza e promoção do desenvolvimento sustentável.

No Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano haverá o lançamento da Década das Nações Unidas pela Restauração de Ecossistemas (2021-2030), com o objetivo de auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar ecossistemas que ainda estão intactos. 

Segundo o PNUMA, até 2030 a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados pode gerar US $ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos. Os benefícios econômicos de tais intervenções excedem nove vezes o custo do investimento, enquanto a inação é pelo menos três vezes mais cara do que a restauração do ecossistema.

A Psicologia por sua vez pode também pode ser uma forte aliada na preservação do meio ambiente, exercendo papel importante quanto a conscientização dos indivíduos e da sociedade para a importância da natureza e seus efeitos sobre as condições de vida e saúde mental.

Cuidar do planeta deve ser uma preocupação de todos!  A saúde do meio ambiente é fundamental! 

Descubra como você pode participar da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas .

 

Comente via Facebook

Comentário(s)