04 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

No último sábado, 4 de fevereiro, foi lembrado internacionalmente o Dia de Combate ao Câncer. A data é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), e surge com o objetivo de aumentar a conscientização e influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem em torno da prevenção, controle e tratamento da doença.

De acordo com a UICC, a estimativa é de que, anualmente, 1,5 milhão de mortes por câncer podem ser evitadas com as medidas adequadas para atingir a meta “25 para 25” da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025.

Nesse contexto a Psicologia pode ser uma forte aliada no tratamento oncológico. Dados preliminares levantados pelo Observatório de Oncologia apontam que a chance de um paciente com câncer desenvolver depressão varia entre 22% a 29%. Daí torna-se indispensável o apoio psicossocial e psicoterapêutico para melhor enfrentamento da doença e qualidade de vida do paciente e seus familiares.

Para mais informações, acesse https://www.gov.br/inca/pt-br

 

Comente via Facebook

Comentário(s)